Mobilização de pares, sociedade e autoridades pode frear essa situação agravada pelos prejuízos impostos com acesso a dados sensíveis e danos com a interrupção de atividades
São Paulo, março de 2025. A NETSCOUT, líder global em gerenciamento de desempenho, cibersegurança, e soluções de proteção contra os ataques cibernéticos, identifica quatro setores como os maiores alvos de investidas do tipo DDoS no Brasil atualmente. A sensibilidade e o potencial impacto financeiro das informações com que lidam e a alta dependências de conectividade que demandam ajudam a explicar por que são alvos em constante ameaça.
O engenheiro de telecomunicação da NETSCOUT Brasil, Kleber Carriello, destaca que os segmentos financeiro, de telecomunicações, varejo online e saúde são cobiçados pelos cibercriminosos pela possibilidade de impacto direto e de danos sociais colaterais imediatos e bastante impactantes que uma interrupção, mesmo que momentânea, dos serviços poderia provocar.
“No campo financeiro, os ataques DDoS são usados com frequência como distração para ocultar atividades fraudulentas. Já a área de telecomunicações é visada por causa do papel essencial ocupado na infraestrutura digital global”, explica Carriello. Ele completa: “o varejo online costuma ser alvo pelos prejuízos financeiros que podem ser impostos em períodos que são bastante demandados. E o setor de saúde se tornou alvo crítico com o aumento da telemedicina e dos dados dos pacientes”.
Uma das recomendações do especialista da NETSCOUT para fortalecer a resiliência cibernética das infraestruturas críticas envolve o aumento da colaboração público-privada, sobretudo ao compartilhar descobertas sobre ameaças e com o governo apoiando exercícios de simulação de ataques para aumentar a capacidade de respostas coletivas.
“Outra expectativa passa pela troca com autoridades de outros países e empresas especializadas para identificar e desmantelar redes de botnets antes que sejam usados em ataques em larga escala”, exemplifica Carriello. Os riscos decorrentes do aumento da conectividade digital também podem ser combatidos com outras iniciativas. “Estabelecer Centros Nacionais de Resposta a Incidentes (CSIRTs) e regulamentar o mercado para o uso seguro dos dispositivo IoT. Sem contar na adoção de normas internacionais de segurança para ajudar a reduzir a superfície de ataque, a vulnerabilidade nacional e criar um ambiente mais seguro”, propõe.
Ações desempenhadas no Brasil e próximos passos
Kleber Carriello avalia que o Brasil tem potencial para se tornar referência global no combate aos ataques DDoS. Mas para isso precisa conciliar investimento em tecnologia avançada para detectar e mitigar riscos e ameaças com excelência, colaboração internacional e formação de profissionais especializados para fortalecer a infraestrutura de segurança nacional. Ele sintetiza essas recomendações em seis ações principais:
1) Incentivar o uso de plataformas que ofereçam visibilidade em tempo real do tráfego nacional e global para conseguir identificar precocemente e mitigar ataques antes que se manifestem ou causem impactos significativos
2) Colaborar com provedores de infraestrutura e empresas de segurança a ponto de fortalecer a capacidade de resposta coletiva
3) Participar de iniciativas internacionais de compartilhamento de inteligência e de expertises para trocar experiências e ter acesso às melhores práticas de mercado
4) Seguir investindo em inovação ao menos no curto e médio prazo
5) Expandir o ecossistema de cibersegurança
6) Promover a conscientização sobre a importância da resiliência digital
“Precisamos priorizar a formação de profissionais especializados em cibersegurança. Isso ajuda a garantir que o Brasil disponha de capital humano necessário para enfrentar os desafios do cenário digital”, aconselha Carriello. “As parcerias estratégicas entre os setores público e privado ajudam a elevar a capacidade de responder incidentes, enquanto fazer parte ativamente de redes internacionais de inteligência cibernética favorece o acesso a informações atualizadas sobre novas ameaças”, finaliza.
Sobre a NETSCOUT
A NETSCOUT SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT) protege o mundo conectado contra ataques cibernéticos e interrupções de desempenho e disponibilidade por meio de sua plataforma de visibilidade exclusiva e soluções alimentadas por sua tecnologia pioneira de inspeção profunda de pacotes em escala. A NETSCOUT atende às maiores empresas, provedores de serviços e organizações do setor público do mundo. Saiba mais em www.netscout.com ou siga@NETSCOUT no LinkedIn, X ou Facebook.